quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

1 entre 1001 posts para ler antes de morrer


Ainda mergulhada no clima de ano novo, caí na armadilha de ler um best seller sobre música! Estive debruçada sobre um livro chamado "1001 discos para ouvir antes de morrer", que faz um apanhado de meio século de lançamentos na música. A proposta parece pretensiosa, mas, se encarada como diversão, rende bons momentos a qualquer memória musical.

Dos anos 50 a 2004, aparecem clássicos para todos os gostos: "War", "Nevermind" e até "Baby, one more time"(sim, ela...). Escolhas óbvias (Beatles), inesperadas (Hole) e discutíveis (espia lá http://www.rocklistmusic.co.uk/steveparker/1001albums.htm) estão contidas nas resenhas de críticos da revista Rolling Stone, entre ilustrações de capas dos discos. Alguns artistas são citados mais de uma uma vez em uma década; outros permanecem em quase todas; muitos são ignorados.

No embalo das listas, foram também lançados "1001 filmes para ver antes de morrer", "1001 livros para ler ...", "1001 lugares para conhecer ..." e o indecente "1001 vinhos para beber ...".

Para quem não sabe por onde começar, as obras citadas dão um roteiro para aproveitar da melhor forma o que há de mais prazeroso na vida. Podem oferecer uma imersão no tema, aquecer a memória ou provocar curiosidade. Mas, certamente, não são a palavra final a respeito do que abordam. Afinal, quem melhor do que nós mesmos para estabelecer o quer devemos apreciar durante uma vida?

Nenhum comentário: